A Galeria Mário Sequeira, situada na Parada de Tibães, a 6 km do centro de Braga, cumpre uma tripla apologia da periferia: a portugalidade, a externalidade às duas cidades portuguesas principais e a proximidade a Braga. E é no seu extraordinário espaço, o mesmo que materializou em Portugal a primeira apresentação individual da figura maior da pop art, Andy Warhol, que inaugura mais uma exposição de André Butzer, o pintor alemão de mão cheia que se apaixonou pela galeria de Braga. E que Mário Sequeira, o português que dá nome ao espaço (cardiologista emprestado – e bem – às artes), acolhe repetidamente.
Nascido em Stutgard, em 1973, André Butzer graduou-se em Hamburgo e vive em Rangsdorf, na Alemanha. O seu trabalho, influenciado por referências da pintura, como Mondrian, Albert Oehlen ou James Ensor, recorre a superfícies multicolores com uma preponderância de figuras sobre figuras e, simultaneamente, a telas monocromáticas com traços longitudinais na horizontal e na vertical sobre uma base cinza, prateada. É o artista da cor e, ao mesmo tempo, o artista do preto e do branco. Do tudo e do nada.
A descentralização da Galeria Mário Sequeira não tem sido impedimento para, por um lado, alojar alguns dos artistas da atualidade mais aclamados, como, por outro lado, para marcar lugar – como o fez já por 17 vezes – em eventos como a feira de arte contemporânea Arco, onde também levou na edição deste ano André Butzer, para além de uma tripla de cubanos, Yoan Capote, Aimée García e Mabel Poblet, o britânico Julian Opie ou os portugueses Pedro Calapez e Pedro Cabrita Reis.
Inaugurada, em 1994, no rés-do-chão de uma antiga quinta do final do século XIX, a Galeria Mário Sequeira, cujo edifício principal é assinado pelo arquiteto Carvalho Araújo, é composta por três espaços de exposição: «a casa mãe, um edifício contemporâneo de 900 metros quadrados e um parque de esculturas inserido numa extensa área verde». Nesta galeria, que a natureza parece integrar tão naturalmente como uma árvore centenária, são promovidos a prática de comissariado, programas de residência de artistas e projetos educacionais.
+ Informação Galeria Mário Sequeira
.