Uma excelente notícia, que a todos nos deve orgulhar, é o facto de a Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2018 ser nesta edição dedicada a Portugal.

Um dos países europeus mais antigos, com fronteiras e uma língua firmes desde há quase 900 anos, Portugal materializa pela sua identidade, cultura e espólio, uma tradição rica e apetecível à reflexão académica. Os descobrimentos, o império colonial, a adesão à União Europeia, a revolução democrática, a sua ditadura, constituem uma matéria-prima fundamental para o ser português, tão único. Em cada século, a literatura, especificamente, ultrapassou as fronteiras locais e cristalizou o nome do país mundo fora, com autores como Luís de Camões, Fernão Mendes Pinto, Almeida Garrett, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro ou José Saramago.

Um dos eventos literários mais importantes da América Latina, fundado há 32 anos pela Universidade de Guadalajara, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2018 reúne profissionais do setor, claro, com a literatura como coluna vertebral, e autores de todos os continentes, culturas e línguas, num fórum que não perde a preocupação académica de refletir sobre os temas mais prementes da atualidade.

Nesta cidade do México ocidental, até 2 de dezembro, há muitíssimas razões para celebrar a literatura e todas as artes que ela levará a reboque.


 + Informação 

.

error: Content is protected !!