Em mais uma parceria exclusiva, o Entre | Vistas marcou presença na 4.ª Conversa do Avesso da PWN Lisbon, organização global especializada em liderança e diversidade organizacional. Desta vez, fizeram a dupla Vítor Bento, Chairman da SIBS, e Teresa Ricou, Presidente do Chapitô, com a minha moderação.

A profissão de palhaço como resposta à pergunta “o que queres ser quando fores grande?”, a urgência do sonho numa sociedade que parece sonhar pouco, a importância das raízes e dos lugares da infância, o que os líderes têm a aprender com os palhaços, a diversidade organizacional, o carisma e as circunstâncias do sucesso foram alguns dos temas visados entre as principais perguntas e respostas num final de tarde de outubro, na SBE Carcavelos que acolhia o Greenfest, que por sua vez nos acolheu nesta Conversa do Avesso da PWN Lisbon.

As Conversas do Avesso consistem num fórum de reflexão multidisciplinar sobre a liderança e o talento numa conjuntura económica cada vez mais dinâmica, com modelos de trabalho em profunda transformação e contextos organizacionais em permanente mudança e maior exposição ao risco e à imprevisibilidade. As diferentes Conversas do Avesso já promovidas têm vindo a contar com a participação de Ana Torres, Tiago Forjaz, Júlia Pinheiro, Paulo Ribeiro, Ana Dias Fonseca, Luís Loureiro e, agora, Vítor Bento e Teresa Ricou.

Assista aos vídeos e fique por dentro dos momentos mais relevantes da última Conversa do Avesso, também disponível na TV, através do serviço MEO Kanal (botão verde do comando MEO seguido do número 151652) e online em http://kanal.pt/#!151652.


4ª Conversa do Avesso – parte I
4ª Conversa do Avesso – parte II
4ª Conversa do Avesso – parte III
4ª Conversa do Avesso – parte IV
4ª Conversa do Avesso – parte V
4ª Conversa do Avesso – parte VI

Teresa Ricou (Tété)

Nasceu na praia da Granja em novembro de 1946. É uma artista circense reconhecida nacional e internacionalmente como uma das primeiras mulheres a dedicar-se à carreira de palhaço com a sua personagem Tété. Fundadora, mentora e construtora do projeto Chapitô, com quase 40 anos, Teresa Ricou viu inúmeras vezes o seu trabalho reconhecido ao nível nacional e internacional, tendo-lhe sido atribuídos vários prémios enquanto presidente desta associação, como o Prémio Phill Collins (Rei Balduíno) pela Fundação Cultural Amesterdão ou o Solid Silver Rose Award pelo European Awards em 2005, o Prémio Gulbenkian Beneficência em 2009 e, em 2011, o Chapitô foi escolhido para representar Portugal no Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade, na Polónia. No âmbito da sua atividade como promotora das Artes Circenses, Teresa Ricou é ainda Cofundadora e membro da FEDEC – Federação Europeia de Escolas de Circo e Cofundadora e membro da FIC – Federação Ibero-Americana de Circo. Está-lhe impressa uma espécie de claim: Que a alegria se torne um grito de união para todos nós que ainda temos voz!

Vítor Bento

Nascido em Estremoz, Vítor Bento é gestor de profissão, com o certificado em Corporate Governance pelo INSEAD. É chairman da SIBS, membro do Board da PWN Lisbon, do Conselho Superior da Universidade Católica e do Conselho Geral do Instituto Português de Corporate Governance, consultor económico da Semapa e da Fundação Gulbenkian. Depois de ter terminado o curso de Economia no Instituto Superior de Economia, foi em 1980 selecionado para o Gabinete de Estudos do Banco de Portugal. Integrou a equipa que aplicou o programa de ajustamento da economia portuguesa negociado com o FMI (1983-84). Em 1985, entrou em Macau nos quadros do então Instituto Emissor de Macau. Regressou ao Banco de Portugal em 1989, como diretor-adjunto do Departamento de Estrangeiro e posteriormente seu diretor. Em 1994, aceita o desafio de se tornar Diretor-Geral do Tesouro e Presidente da Junta de Crédito Público, no Ministério das Finanças, vindo a tornar-se o fundador e primeiro presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público. Em 2000, aceita o convite de passar para o setor privado e tornar-se Presidente da SIBS e da Unicre. Em 2014, respondeu ao desafio de substituir Ricardo Salgado à frente do BES. Regressou à SIBS, em 2015. Foi membro do Conselho de Estado, entre 2009 e 2016. Lecionou economia, na Universidade Nova, e diversas cadeiras de economia e finanças, no ISEG e na Universidade Católica. Colunista regular e autor de vários dos livros mais conceituados entre os títulos de economia publicados em Portugal. Viveu parte da adolescência em Moçambique, país que nele deixou uma marca indelével. Tem uma filha e dois netos.


 

.

error: Content is protected !!