Todos nos recordaremos da série de comédia há uns anos exibida na RTP1, o “Contra Informação”, também com outras derivações para a emissão noutros canais. Com um posicionamento de sátira política, social, cultural e desportiva, a série servia-se de bonecos manipulados para caricaturar figuras públicas da sociedade portuguesa e internacional. Agora, uma série com a mesma abordagem está de volta, com uma nova denominação: “Do Contra”.
Em tempos absolutamente singulares, regressam com força o humor, a irreverência e o rasgo. Encontram-se entre os novos bonecos, em linha com a atualidade, “Marselfie”, “António Nostra”, “Cristina Malveira”, “André Ditadura”, “Juiz Filipe Vieira” e “Varandico Farandas”.
A partir do formato que marcou gerações de portugueses, os argumentos “Do Contra” são assinados pelo humorista João Quadros, com direção de vozes a cargo de Bruno Ferreira e bonecos desenhados pelo argentino Pablo Bach.
Todos os dias é disponibilizado um novo episódio na homepage do SAPO, em www.sapo.pt, e na TV do MEO, no menu Apps da TV, sendo em ambos os canais possível ver e rever todos os episódios até ao momento lançados.
O humor tem servido, da pré-história à idade contemporânea, de instrumento de interpretação das sociedades, suas tradições e costumes, satirizando a realidade. E é nessa fronteira nem sempre explícita entre a ficção e o real que o melhor humor se situa para propor uma boa estória que mostre a história, boa ou má. “Do Contra” tem a singularidade de chegar num tempo particularmente ávido de se rir.
.