8 anos depois do lançamento, em novembro de 2014… este blogue de comunicação cultural, o Entre | Vistas, até podia dar um livro.

Disponível aqui, em entre-vistas.pt, teve desde a primeira hora três critérios: 1) uma vontade de escutar e dar voz, pela pergunta, a personalidades líderes, inquietantes, desassossegadas, com valor e valores, para a construção de um mosaico de saberes humanistas; 2) um exercício de cidadania cultural para a promoção de práticas de leitura e cruzamento de conhecimentos; 3) e uma resposta ativa e consciente a Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que desde o início do seu pontificado promove uma presença obrigatória e responsável no digital.

Além de aproximadamente 100 entrevistas, abrangendo ampla multidisciplinaridade, nesta plataforma encontram-se hoje mais de 100 livros retratados, dos vários géneros e de autores da antiguidade à contemporaneidade, destinos de viagem, de Madrid à Austrália, de Timor-Leste a Marraquexe, espaços culturais de referência no país e no mundo, contributos para a observação dos mass media em mudança, seus consumos e impactos. É este também um lugar que guarda o (meu) tom de voz emprestado à literatura, com principal destaque para a divulgação de poesia, com a leitura de poemas de autores de relevo.

Fizeram catapultar o Entre | Vistas para um universo de públicos maior e mais diverso as sinergias travadas para a promoção da lusofonia com a Baiga Magazine, plataforma digital angolana; para a valorização dos lugares de encontro e integração com a autora, consultora para a inclusão e palestrante Mafalda Ribeiro; para a divulgação cultural com o Bode Inspiratório, projeto literário e artístico lançado por Ana Margarida de Carvalho no dealbar da pandemia de COVID-19 e que levou à presença do Entre | Vistas no Folio, Festival Literário Internacional de Óbidos, e à sua visibilidade em meios mediáticos de prestígio nacional e internacional, da RTP ao The Guardian. Também numa sinergia com a PWN Lisbon, foi possível divulgar em primeira mão as Conversas do Avesso, fórum de reflexão da liderança e do talento que desenhei de raiz, com oradores multidisciplinares.

Surgiu, ainda, o desafio de estruturar e dinamizar, a partir do conceito do Entre | Vistas, workshops de comunicação em diferentes contextos, caso do Greenfest. Mais recentemente, os convites para apresentar o livro da Companhia das Letras Velhos Lobos, de Carlos Campaniço, ou o da Oficina do Livro Correr Sem Limites, de João Neto, simbolizaram mais um motivo de grande responsabilidade enquanto fundadora e curadora do Entre | Vistas.

E até podia dar um livro. E deu. As Perguntas que Somos.

.

error: Content is protected !!