Um Boeing 737-200, bem estacionado numa zona urbana e com o propósito da leitura faz agora as delícias de uma comunidade da Cidade do México. Numa zona até há pouco tempo votada ao abandono, com um edifício devoluto por perto e práticas urbanas menos recomendáveis está, desde o início deste novo ano, invadida por um aparatoso avião. Um avião, atenção, transformado em biblioteca e com a designação “Avión Biblioteca Volando a la Utopía”.

No interior, encontram-se distribuídos 29 diferentes espaços dedicados à leitura e 26 computadores com 15 livros eletrónicos e, ainda, como afinal é de um avião que falamos, também há espaço para uma cabina com simulador de voo. Posicionando-se como inclusivo, este avião incorpora diversos recursos de acesso a bibliotecas digitais e, inclusive, um elevador para visitantes com mobilidade reduzida.

Segmentando as suas atividades, o avião assegura o pleno funcionamento do seu serviço de biblioteca, de segunda a domingo e, entre terça e domingo, dinamiza as restantes atividades.

Neste início de 2020, fica o registo e o aplauso para uma iniciativa tão nobre de promoção e dinamização da leitura a partir de um transporte que, como o livro, nos leva à utopia.

.

error: Content is protected !!